Como incluir feeds RSS no Mediawiki

Aqui na Riopro usamos o excelente software livre Mediawiki (que roda a famosa Wikipedia) em nossa intranet, como ferramenta para gerenciar informação e conhecimento entre todos os funcionários. É uma ótima maneira de compartilhar dados dentro da empresa, e garantir que os mesmo serão facilmente achados e relacionados quando se precisa.

Além disso, usamos o Mediawiki (um pouco modificado) em nosso site principal. Escolhemos essa solução para facilitar a vida de quem atualiza o site, pois já estaria acostumado com a plataforma wiki que usamos no dia-a-dia.

Mas faltava uma maior integração entre o site principal e este nosso blog. A solução ideal seria disponibilizar os últimos artigos (ou parte deles) publicados no blog na página inicial do site, com links para o blog e os artigos mostrados. Da parte do blog (que roda o WordPress), tudo já estava pronto: o sistema gera excelentes feeds RSS automaticamente. O problema era a outra ponta…

O Mediawiki não tem nenhuma funcionalidade nativa para incorporar feeds RSS em suas páginas / artigos. Após alguma pesquisa, descobrimos várias extensões para o Mediawiki (plugins) que se propões a fazer isso. O problema é que a maioria simplesmente não funcionava.

A princípio conseguimos botar para rodar a extensão RSS do usuário Niffler. Parecia estar tudo OK, mas após algum tempo topamos com um bug que nos perturbou: qualquer alteração no blog, seja um post novo ou um comentário novo, gerava um erro ao renderizar o feed no Mediawiki. Mesmo desabilitando o cache da extensão, o bug continuava.

A solução foi no mínimo curiosa. Essa extensão era uma evolução de outra, que era uma evolução de outra… enfim, resolvemos fazer uma “regressão” e tentar uma versão mais antiga, do usuário Rdb78. Eureka! Funcionou perfeitamente!

Então, se você precisa dessa funcionalidade, pegue logo esta versão e seja feliz. A instalação é bem simples, basta baixar as classes Magpie RSS (responsáveis pela busca e tratamento do feed), colocar em algum diretório disponível para o PHP e indicar a posição do mesmo no arquivo da extensão (rss.php). Em seguida, edite o arquivo LocalSettings.php do seu Mediawiki para habilitar a extensão:

include("extensions/rss.php");

A sintaxe da extensão, para ser usada no texto de suas páginas no wiki será, por exemplo:

http://blog.riopro.com.br/feed/|charset=LATIN1|short|max=5

Dentro das tags da extensão você deve indicar o endereço completo para o feed, seguido dos parâmetros de configuração desejados (separados por “pipes”). No exemplo acima, especificamos o conjunto de caracteres a ser conseiderado (LATIN1 ou UTF-8), pedimos para mostrar apenas os títulos (short) e para mostrar no máximo os 5 itens mais novos do feed. Para outras opções, leia os comentários iniciais do arquivo da extensão (rss.php).

Confira o resultado completo disso no site da Riopro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *