Usando as AccessKeys no Firefox 2

Logo quando da migração do meu Ubuntu para o 6.10 uma coisa me intrigou: o Firefox não estava mais reconhecendo as accesskey’s dos nossos sistemas web (o framework e_RPw é totalmente desenvolvido para web). Achei logo que era uma modificação decorrente da migração do Firefox para a versão 2.0 (que é a em uso pelo Ubuntu 6.10).

Sem esse recurso a perda de produtividade é imensa porque somos obrigados a usar o mouse para todos os botões que queremos clicar. Após algum tempo decidi deixar a preguiça de lado e ler as especificações do Firefox 2.0 para entender a mudança e achei no What’s new do FF2. A explicação é simples:

Access key definitions provided by web pages can now be triggered using Alt+Shift+key on Windows, Ctrl+key on Mac OS X, and Ctrl+Shift+key on Unix.(aqui entra uma nota da redação, no Ubuntu 6.10 as teclas de atalho usam Alt + Shift + key, igual ao Windows).

Essa modificação foi explicada para que não haja confusão com as teclas de atalhos dos menus principais do próprio Firefox (Arquivo, Editar, Exibir,…). Foi uma boa saída mas tem seus problemas. O uso do Shift para chamar a tecla de atalho impede a vinculação à teclas numéricas 0 a 9. Pressionando Alt + Shift + 2 na verdade o sistema buscará pela tecla de atalho @ (arroba). Isso pode gerar alguma incompatibilidade com sistemas que já operam com essas teclas.

Como criar e como usar as Accesskeys

As Accesskeys são usadas com a tag html do tipo INPUT. Apesar de não serem exclusivas do tipo button (botões), são mais comumente utilizadas nesse tipo de INPUT. Um exemplo simples seria:

input type="button" name="meuNome" value="botao" accesskey="b"

Veja mais sobre Accesskeys com esses exemplos aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *