Strict Standards: Non-static method themeGluedIdeas_Subtle::initOptions() should not be called statically in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-content/themes/gluedideas_subtle/header.php on line 19
Riopro Blog - » Um cliente NTP no meu Celular

Um cliente NTP no meu Celular



Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/formatting.php on line 82

Esse artigo é bobo, mas surgiu da minha revolta em perder uma hora de sono nessa segunda-feira. Tudo isso porque voltei de viagem no Domingo e esqueci de mudar o horário de verão no meu celular, que, além de ajudar na minha comunicação com o mundo, também exerce a função de despertador oficial :).

Depois de questionar a minha inteligência pelo esquecimento, comecei a me perguntar o porque do celular não possuir um cliente NTP (Network Time Protocol) tal como o ntpdate no Linux.

Para quem não conhece, o ntpdate busca através do protocolo NTP em servidores de horário existentes pelo mundo por uma hora atualizada de acordo com o seu fuso horário.

O consórcio que mantém a lista dos servidores de NTP disponíveis é o ntp.isc.org. Essa lista é passada aos clientes NTP pelo mundo através de um DNS no modo Round-robin (que é uma técnica de balanceamento de carga e permite distribuir uma resolução de nome para diversos ip’s), do DNS para distribuir dinamicamente para os clientes que acessam uma das resoluções de pool.ntp.org.

Voltando ao tema original, me lembrei então que o celular da minha esposa havia atualizado automaticamente o horário quando estávamos em roaming internacional e também quando voltamos ao Brasil. Apesar do celular dela ser Nokia e o meu ser Sony Ericsson, não achei possível tal disparidade de tecnologia. Indo para as configurações de hora & data logo vi o meu erro: o item Fuso Horário Auto estava desativado. Esse serviço é um pouco diferente mas funciona até melhor.

Explico: é que ativando esse item (cujo nome obviamente deve variar para cada fabricante de celular), o seu celular passa a ter o horário atualizado pela operadora de celular. Isso garante que, diferentemente do computadores, que sempre ficam configurados para um único horário UTC, o relógio do seu celular vai estar sempre no horário do local onde você se encontra (seja dentro ou fora do Brasil).
Espero que meu próximo verão esteja garantido agora (se bem que vou perder a clássica desculpa de atraso no primeiro dia do horário de verão :)).

Pra quem se interessar em ler mais sobre NTP e quer entender melhor como é a atualização automática de horários no Linux (e no Windows também), abaixo vão alguns links que podem interessar:

tutorial 1

tutorial 2

Informações e Links

Junte-se comentando, lendo o que os outros dizem ou colocando um link a partir do seu blog.


Outros Artigos

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/post.php on line 117
Dica: extensão do Firefox para webmails

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/post.php on line 117
Usando as AccessKeys no Firefox 2

Comente

Tire um tempo para comentar e nos dizer o que você acha. Alguns códigos HTML são permitidos para formatação.

Comentários dos Leitores

Seja o primeiro a comentar!