Dica: extensão do Firefox para webmails

Com cada vez mais pessoas utilizando webmails, um problema comum é encontrar links com mailto: por aí (como esse). Ao clicar, geralmente o navegador tentará chamar o cliente de e-mail desktop padrão do sistema para enviar um e-mail para o destinatário especificado.

Obviamente, para quem usa algum webmail, isto não adianta nada. Temos que copiar o endereço do email, entrar no webmail, criar uma nova mensagem e finalmente colar o endereço do destinatário.

Bom, se você usa o Firefox, seus problemas acabaram! Basta instalar a extensão WebmailCompose. Ela interceptará o clique nos links mailto: e enviará para o seu sistema de webmail, já abrindo uma nova mensagem e colando o endereço do destinatário no campo certo.

Basta instalar a extensão normalmente e em seguida configurar seus serviços webmail disponível. A extensão já vem preparada para vários webmails famosos como Gmail, Yahoo Mail, Hotmail, etc. Caso a sua não esteja na listagem, basta cadastrá-la seguindo o exemplo das demais. Lembre-se também de configurar qual será o seu serviço padrão, caso tenha mais de um.

Aqui na Riopro usamos o Horde IMP na Intranet como sistema de webmail para todos. Para usar a extensão com nosso webmail foi só uma questão de marcar o campo do Horde e alterar o endereço padrão para refletir nosso servidor de e-mail. O resto dos parâmetros não necessitaram de nenhuma alteração.

O único porém: para instalar no Firefox 2.0 ou superior, tenha certeza de baixa a versão 0.6.6 do WebmailCompose daqui. Um bug no arquivo descritor da versão anterior impede a instalação da estensão no Firefox 2.0, mas ela funciona normalmente.

2 opiniões sobre “Dica: extensão do Firefox para webmails”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *