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Seu Banco via Internet está mesmo facilitando sua vida?



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As mudanças de segurança dos sistemas bancários via Internet brasileiros, conhecidos como Internet Banking, implantadas em 2006 e que continuam em 2007 mostram que a evolução está longe. Pelo menos para quem é cliente.

Ao longo de 2006, diversos bancos realizaram modificações na forma dos clientes acessarem os sistemas bancários via internet. Em nome de uma maior segurança os bancos procuraram *:

  • restringir mais os limites de cada transação (em alguns casos implicam em valores que somente podem ser transacionados através de gerentes de bancos);
  • forçar o pré-cadastro dos relacionamentos dos seus clientes (pessoas para quem podemos transferir, enviar DOC’s e TED’s);
  • imposição novas barreiras aos clientes (como tabelas de senhas, Tokens, registro de computadores e outros) e
  • aumentar o número de senhas, frases de acesso e afins que temos que guardar para poder ter acesso.

As modificações na plataforma de segurança basicamente deixaram a cargo do cliente a burocracia. Agora temos carregar um cartão de senha de cada banco, um token ou mesmo cadastrar o nosso micro num terminal bancário, sem deixar de lembrar das mesmas 2 senhas de antes.

Para que a segurança se torne realmente uma evolução, o próximo passo tem que ser no sentido de reduzir ou flexibilizar a forma de acesso. Idéias como permitir acesso sem tokens nem cartões de senha para consultas ou aplicações seriam simples (afinal, que bandido aplicaria seu dinheiro por você?). E ampliar para transferências e pagamentos de baixo valor (definido e assinado pelo usuário por exemplo) talvez tivessem mais importância.

Outros mecanismos como receber um torpedo no celular ou um email em qualquer acesso ou pagamento ou transferência de seu Internet Banking trariam conforto. Além disso poderiamos pensar em filtros por hábitos, como hora do dia e dia da semana que costuma acessar e tipos de transação mais freqüentes.

Agora resta esperar por um pouco de boa vontade, ou para que os responsáveis pelas áreas de TI bancária se cansem de carregar tantos brinquedos.
* Toda análise aqui exposta é exclusivamente uma opinião do autor e está fundamentada na utilização, pelo autor desse artigo, dos sistemas de Internet Banking do Banco Real, Banco Itaú, Banco do Brasil e algumas vezes Banco Bradesco, podendo não refletir todas as possibilidades de cada banco e seguramente não abrangendo toda a gama de bancos no Brasil.

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