JSF vai subindo de conceito – pelo menos para mim

Este artigo não quer falar sobre nenhuma novidade tecnológica, afinal, JSF já está sendo usado por desenvolvedores desde 2004. Ele surge de uma constatação: está cada dia mais difícil ignorar o JSF. A JSF nasceu com o objetivo de simplificar a criação de padrões visuais para a Web, validação de dados e navegação.

Em teoria, o uso de JSF atrairia mais facilmente os desenvolvedores já habituados com o padrão do Swing, pois a geração de código html seria abstraída para algo mais próximo da criação de controles para os desenvolvedores de aplicações desktop. Além disso, essa abstração do código html favorece a criação de ferramentas WYSIWYG (acrônimo para What You See Is What You Get), tornando a criação de campos e tabelas um simples arrastar de componentes.

Outro ponto positivo a respeito da JSF é o fato de ser um padrão aberto. Dessa forma, ferramentas WYSIWYG podem ser desenvolvidas por diversas empresas ou comunidades e o desenvolvedor não fica preso às mudanças de humor de uma empresa ou mesmo a um único projeto.

Podemos considerar que a JSF está hoje madura, e o ritmo de adoção é crescente. Mas não é só por maturidade que tenho visto o conceito do JSF crescer entre os desenvolvedores. O grande alavancador, no meu ponto de vista, tem sido a crescente importância dada ao Ajax. Se a criação de um código html (com seu css) já justificava a existência um framework como JSF, a crescente necessidade de utilização de Ajax, para ampliar a interatividade entre os sites e os usuários leva o problema ao nível seguinte.

O problema de implementação de rotinas Ajax na mão é alavancada pela ausência de compatibilidade entre os diversos browsers do mercado (notadamente pela falta de adoção de padrões pelo IE, líder de mercado). Por isso, acredito que iniciativas como a ajax4jsf (inicialmente bancada pela Exadel e que recentemente se associou à Red Hat no projeto jBoss) e o ICEFaces são fundamentais no crescimento recente da adoção da JSF.

Leia mais sobre o assunto nos sites relacionados abaixo:

  • http://theopensourcery.com/javajsf.htm
  • http://java.sun.com/javaee/javaserverfaces/overview.html
  • https://ajax4jsf.dev.java.net/
  • http://www.icesoft.com/products/icefaces.html
  • http://myfaces.apache.org/
  • http://developers.sun.com/jscreator/index.jsp
  • http://www.artima.com/forums/flat.jsp?forum=276&thread=170710

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *