Disponibilizando streamings de áudio na sua rede

Aqueles que procuram novas formas de distribuição de informação corporativa precisam conhecer um pequeno e poderoso servidor: o gnump3d. Tendo adquirido maturidade ao longo desses mais de 3 anos, esse estável servidor é escrito em Perl (mas está sendo migrado para outras versões, como C++) faz facilmente a distribuição, por Streaming, de arquivos de áudio MP3 e OGG. Isso traz a vantagem do armazenamento centralizado dos arquivos, ao invés de manter arquivos em cada máquina, com menor sobrecarga de tráfego na rede (já que o arquivo é enviado aos poucos).
Para que serve isso? O foco do gnump3d é a criação de um portal (interno ou externo) de serviço de músicas (fique sempre atento para a questão dos direitos autorais). Mas, outro uso bastante interessante, e, talvez até, o mais atrativo, é a possibilidade de distribuição de arquivos corporativos de áudio.

Essa distribuição poderia incluir, por exemplo, aula de inglês, pequenos tutoriais ou ata de reunião. A grande vantagem da distribuição de arquivos de áudio é que para o usuário que está criando esses arquivos, falar pode ser mais rápido que escrever. Como o gnump3d indexa as tags dos arquivos (artista/autor, ano, álbum, nome,…), as buscas ficam indexadas de modo eficiênte e a informação não se perde.

Para instalar no Ubuntu é simples:

$sudo apt-get install gnump3d

Em seguida, modificamos o arquivo de configurações:

$sudo mcedit /etc/gnump3d/gnump3d.conf

E fazemos o mesmo acessar a pasta que desejarmos. Por padrão, o gnump3d escuta na porta 8888 (port = 8888) e indexa os arquivos disponíveis na pasta /var/music (root = /var/music). Todas as configurações podem ser modificadas nesse arquivo (além das acima, temos também log, erros, entre outros).

Um dos itens que consideramos importante é a configuração de um usuário proprietário dos arquivos. Por questões de segurança, não utilize o root (user = gnump3d é o padrão do Ubuntu) e que seja cadastrado uma restrição de acesso por faixa de rede.

Em toda inicialização, o gnump3d vai indexar os arquivos existentes para permitir a exibição e catalogação eficientes, além das buscas.

O acesso ao site é simples: http://NOME_DO_SITE:8888/. Ao escolher um arquivo de áudio, o site irá enviar um arquivo .m3u que pode ser lido nos mais diversos tocadores de música, como o VLC, o Totem e o Windows Media Player.

Mais informações:

  • http://www.ubuntugeek.com/streaming-media-server-in-ubuntu-gnulinux-using-gnump3d.html
  • http://www.gnump3d.org/

5 opiniões sobre “Disponibilizando streamings de áudio na sua rede”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *