Strict Standards: Non-static method themeGluedIdeas_Subtle::initOptions() should not be called statically in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-content/themes/gluedideas_subtle/header.php on line 19
Riopro Blog - » O Vista ainda deixa muito a desejar

O Vista ainda deixa muito a desejar



Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/formatting.php on line 82

Testamos o Windows Vista nos últimos 15 dias. Ponderando prós e contras, diria que a decepção com o Vista foi muito grande. Na verdade a impressão que ele passou foi a de ter sido disponibilizado sem ser suficientemente testado.

É importante considerar que o texto abaixo é apenas uma opinião, e não uma avaliação técnica rigorosa, tendo em vista (sem trocadilhos) que usamos como base da análise apenas um notebook Asus Z52E.

O fato é que o Vista realmente não impressionou. Os efeitos de visualização (transparência, movimentação de telas com efeitos, entre outros) já estão a muito disponíveis para o Linux e a mais tempo ainda no MacOS. Apesar disso não representar um problema, sinto que faltou criatividade para expandir os horizontes e que é muito intensivo o uso de recursos gráficos sem gerar um benefício ao menos equivalente.

Um componente interessante foi a possibilidade de separar uma parte do fundo de tela para chamados gadgets (que para mim deveria ser chamado widget). Os que já estão disponíveis não são isso tudo (como calendários, medidor de consumo de CPU, um mostrador aleatório de fotos de um determinado diretório, mostrador de clima/tempo), mas não deixam de abrir novas possibilidades para pequenos aplicativos realmente interessantes.

Pode-se elogiar também a mudança de caminho e padrão das pastas dos usuários. Elas deixaram de ficar em c:\documents and settings\… para ser simplesmente c:\users\USUARIO. Soou Unix-like e mais simples, sem aquela ludibriação de dizer que toda pasta de usuário se chamava Meus Documentos e quando os mais leigos se logavam sempre se questionavam se haviam ou não gravado os dados ali.

Agora, o grande problema do Vista se dá nos pequenos detalhes. Coisas simples como recuperar dados de um pen drive Kingston pode se transformar em um martírio de 15 longos minutos até chegar à pasta desejada (duas pastas abaixo da raiz do pen drive) e um suplício ao tentar abrir um arquivo pdf de 200kb logo em seguida e que acabou por travar o Vista e o mesmo exigir o reinicio de todo o sistema operacional. A vía crucis só terminou quando ao invés de tentar acessar o conteúdo do pen-drive, copiamos todo o conteúdo para o disco local.

A tentativa seguinte conseguiu ser pior. Ao tentar gravar 280Mb em outro pen drive (desta vez um Corsair), por duas vezes me encontrei com a tela azul de memória descarregando e notebook reiniciando. A única observação é que ambos os pen drives estavam formatados com o padrão FAT32 (o que nunca deveria ser um problema).
Outro problema foi gravar CD’s e DVD’s. O Vista vem com um programa para executar a gravação de discos no próprio SO, mas esse é muito ruim e ainda apresenta padrões de gravação altamente questionáveis (isso quando funciona). Ao tentar gravar um CD de dados (contendo fotos apenas), o programa pede para que seja formatado o CD-R. Até aí, nada de mais, o problema é que ao clicar nas opções de formatação, verificamos que o formato padrão só permitirá acesso aos dados em PC’s que possuam XP ou Vista.

Pode-se argumentar que não é objetivo da Microsoft disponibilizar softwares para gravação de CD/DVD. Mas o software atual do Windows XP é ao menos mais eficiente e estável.

Concluindo, diria que acredito que o Vista tem ainda muito a melhorar (e acredito realmente numa melhoria grande para os próximos anos) e que ele lembrou em muito a mudança cheia de bugs do 3.11 para Win95, apesar daquela mudança, ao menos na aparência, ter sido mais radical.

Informações e Links

Junte-se comentando, lendo o que os outros dizem ou colocando um link a partir do seu blog.


Outros Artigos

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/post.php on line 117
Apagando suas senhas do Subclipse

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/post.php on line 117
Descobrindo os IP’s e Mac Addresses da sua rede

Comente

Tire um tempo para comentar e nos dizer o que você acha. Alguns códigos HTML são permitidos para formatação.

Comentários dos Leitores

Seja o primeiro a comentar!