Strict Standards: Non-static method themeGluedIdeas_Subtle::initOptions() should not be called statically in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-content/themes/gluedideas_subtle/header.php on line 19
Riopro Blog - » Avaliando o beta do novo Ubuntu Gutsy

Avaliando o beta do novo Ubuntu Gutsy



Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/formatting.php on line 82

Esse final de semana instalei o beta do Ubuntu Gutsy no meu notebook de casa. A impressão é a melhor possível. Ainda mais se comparado à primeira (má) impressão que tive do Vista (que nem beta era, veja aqui).
O Ubuntu vem se firmando a cada dia que passa como uma distribuição que prima pela estabilidade. Em todas as versões que usei (desde a 5.04), o Ubuntu sempre se destacou pela estabilidade no update de pacotes. E isso é fundamental, pois gera confiabilidade.

Antes de prosseguirmos, devo dizer que essa versão, por ainda ser beta, deve ser tratada como tal. Ou seja, nada de instalar em computadores críticos, ou que possuem arquivos que você não conseguirá recuperar caso ocorra um erro na instalação. Ainda mais que o número de atualizações por dia está muito alto, gerando muitos downloads. Por isso, só instalei no notebook de casa (e não no escritório), porque tudo nele é possui backup no servidor de casa.

O Ubuntu sempre se destacou por ser uma distribuição cujo foco é estabilidade e procurando satisfazer o usuário médio, que busca por aplicativos gráficos para realizar suas configurações. E nisso, o Gutsy se supera. Se pudesse parafrasear um conhecido anúncio, diria: “Esse Ubuntu te mima demais”.

O usuário médio, ou menos habituado a configurações usando o console e editores de texto, ficará bem à vontade para experimentar o Linux sem medo a partir dessa versão. Não sou contra editar no console. Normalmente até prefiro (até porque acaba sendo sempre mais rápido, e hora estou num desktop e hora em um servidor sem parte gráfica ou usando um acesso ssh). O problema é que isso faz falta para o usuário médio, pois para ele fica a impressão de “inacabado”.

Uma lista completa das grandes mudanças pode ser vista aqui. As que eu destaco são, principalmente, o configurador manual de placas de vídeo, um driver padrão de vídeo caso o seu vídeo não seja instalado normalmente, o maior suporte no kernel a diversas placas wireless e a instalação fácil de plugins do Firefox.

Dessas, o driver de vídeo padrão é o mais interessante para o usuário médio (veja as imagens abaixo. Quantas vezes haviam perguntas em fórum sobre como editar o arquivo xorg.conf (ou o xfre86.cf) na mão para colocar o driver funcionando, mesmo um genérico. Isso foi responsável pela não adaptação de diversos usuários, que precisavam ter uma parte gráfica ou não tinham certeza de que estava funcionando. Vai ajudar muito também para colocar monitores lado a lado ou clone.

Gerenciando Video 2

Gerenciando Video 1

E mais do que isso. O usuário médio quer é ver a internet funcionando o mais rápido possível e poder editar os seus textos de forma rápida. Creio que esse passo vai ser crucial na adoção do Linux em diversas empresas. Junte a isso a instalação facilitada de drivers proprietários que, por mais que não reforce o software livre, ajuda a resolver pendências chatas de hardwares e às vezes de software (como o flashplayer).

Outro aplicativo que teve uma atualização grande foi o Gimp. Está mais rápido e as funcionalidades, como o corte de imagens, estão mais intuitivas e bem trabalhadas.

nova versão do gimp

Há também um facilitador para instalação de plugins do Firefox. Sendo esse um plugin chamado Ubuntu, que trata de dar solicitar o acesso como superusuário, e assim poder instalar o pacote corretamente.

A detecção da placa de bluetooth também foi automática e a funcionalidade está perfeita.

Bluetooth

Em suma: para quem procura estabilidade, ainda não está na hora de experimentar o novo Ubuntu por ser um beta e exigir muitas atualizações em curto espaço de tempo. Mas não resta dúvida que a versão promete, e muito. Estou ansioso para poder instalar em todas as máquinas (o que já deve estar disponível em mais 12 dias).

Informações e Links

Junte-se comentando, lendo o que os outros dizem ou colocando um link a partir do seu blog.


Outros Artigos

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/post.php on line 117
Estamos contratando!

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/post.php on line 117
Correção de bug do Prototip no IE6

Comente

Tire um tempo para comentar e nos dizer o que você acha. Alguns códigos HTML são permitidos para formatação.

Comentários dos Leitores


Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/formatting.php on line 82

Qual o notebook/placa de rede wireless vc instalou esse beta?


Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/formatting.php on line 82

intel 4965agn