O seu cliente trabalha de graça pra você e ainda fica mais feliz por isso?

Recentemente tenho visto empresas criarem portais para que seus usuários indiquem modificações que achem relevantes para aprimorar seus produtos. E esses portais tem tido algum sucesso. Além de trazer mais informação sobre o que os usuários esperam do seu produto, algumas idéias inovadoras ou demandas não identificadas previamente surgem. E melhor, sem ter que colocar a sua equipe para pensar.

Essas idéias também aumentam a responsabilidade das empresas. Uma empresa pode se ver cercada por clientes que demandam investimentos em áreas que para ela podem não ser tão rentáveis. E decepcionar a comunidade formada em torno dessa abertura de comunicação pode ter impactos ainda mais negativos do que não ouvir o cliente. Além disso, gerenciar todas as idéias que chegam também demanda muito trabalho da equipe da empresa, já que a criatividade é ilimitada.

O primeiro site que conheci com essa filosofia foi o Dell Idea Storm. E ele também tem o modelo mais interessante que te permite qualificar positivamente ou rebaixar uma idéia. O melhor é que algumas idéias eu realmente já vi saindo do papel. A venda de notebooks com Ubuntu pré instalado na Europa foi uma delas (ok, vocês podem dizer que isso já fazia parte da estratégia da empresa). O site também gerou uma forte pressão sobre a Dell pela venda de produtos com software livre pré instalado.

Na mesma linha, a Oracle lançou na semana passada o seu Mix Oracle. Esse portal também pretende dar voz ao usuário nas solicitações de melhorias e alterações de seus softwares. Esse site também vem com outra novidade: foi todo feito em 5 semanas usando o jRuby, que é a implementação Java do interpretador Ruby. Mas isso já é história pra outro post…

Leia mais:

http://oracleappslab.com/2007/11/21/mix-jruby-on-rails-small-teams-agile-and-its-effects-on-the-world/

http://www.dell.com/content/topics/global.aspx/corp/pressoffice/en/2007/2007_02_16_rr_000?c=us&l=en&s=gen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *