Criando um quadro-branco digital com um Wiimote

Hoje testamos algo bem diferente aqui na empresa: construir um quadro-branco digital interativo, usando um projetor ligado a um computador, um controle do Nintendo Wii e uma “caneta” feita de um LED emissor de infravermelho. O inventor desta brincadeira foi o americano  Johnny Chung Lee. Seguimos suas dicas, porém usamos uma versão do seu software portada para Linux, feita em Python + GTK.


O esquema funciona da seguinte maneira: o Wiimote possui um câmera infravermelha em sua ponta, isto é, uma câmera de vídeo que apenas captura e rastreia fontes de radiação infravermelha. No videogame, isto é usado colocando-se a barra de sensores (na verdade, emissores infravermelhos) em cima da televisão, e ao apontar o controle para a tela, o videogame pode triangular e inferir sua posição e alinhamento, desenhando um cursor na tela, entre outras coisas. Até aí nada de revolucionário.

Agora fazemos o inverso: deixamos o Wiimote estacionário, apontando para a tela (no nosso caso, para a projeção da tela do computador na parede), e colocamos um LED emissor de radiação infravermelha em mãos, tal qual uma “caneta”. Conecta-se o Wiimote ao computador, via Bluetooth, e usamos software no computador para rastrear a posição do LED e transformá-la na posição do mouse no computador.

O resultado é isso:

A idéia, assim que aperfeiçoarmos a “caneta” (fazendo algo semelhante a isso aqui), é usar este quadro-branco digital em nossas sessões de desenvolvimento de interfaces e casos de uso. Com a vantagem que podemos salvar tudo que for feito diretamente no computador. Existem várias outras maneiras de se conseguir a mesma coisa, é verdade, mas nenhuma tão divertida como essa!

Mais fotos e informações neste ábum no Flickr.

18 opiniões sobre “Criando um quadro-branco digital com um Wiimote”

  1. Fantastico!

    Vou tentar reproduzir esse experimento.

    Você já viu o experimento com head track utilizando a mesma tecnologia? é sensacional também.

    possivelmente entrarei em contato para tirar duvidas ok?

    parabens!

  2. @João Bosco, sim, já vi o head tracking, é impressionante o efeito mesmo. Já estão desenvolvendo um plugin para o Compiz que utilizará head tracking, o que deve ficar muito legal quando estiver pronto :)

  3. Muito bom….. parabens cara….. ficou muito legal….

    v poderia me dizer qual marca e modelo de bluetooth está utilizando, testei alguns modelos e não consigo conectar no wiimote….

    vlw…

  4. Obrigado Rodrigo, comprei um novo da encore e agora está funcionando, vou tentar utilizar este software, vc sabe me dizer se só funciona com um projetor ou funcionaria apontado o laser para o monitor diretamente?

  5. @maxwell, que bom que conseguiu. E sim, funciona apontando o wiimote para a tela do monitor ou notebook sem problemas, da mesma maneira. Só não vá ficar colocando o “dedão” na tela :) Tem que tomar mais cuidado com o LED infravermelho.

  6. Todos os dispositivos Bluetooth são compativeis, mais tem q ser os drivers BLUESOLEIL, que pode ser encontrados gratis na internet.

    Espero ter ajudado.

  7. nos aqui do matogrosso do sul na educação do municipio queremos implantar esta tecnologia nas escolas.
    gostariamos de mais detalhes sobre esta nova ferramenta,
    ja construimos uma mas o que tem dado muito problema e a caneta infra vermelho tem algua dica para isso

  8. ESSE COMENTÁRIO FOI ESCRITO COM A RESPOSTA DADA A UM E-MAIL QUE RECEBEMOS:

    Pergunta:

    Boa tarde preciso muito conseguir um tutorial de como montar um witheboard, e como usar o software..sou educador e será uma vitória esse recurso.
    Desde já agradeço
    ATT
    Guilherme

    Resposta:

    Guilherme,

    No post colocamos o link para a aplicação do linux. Nesse link você pode acessar o wiki do projeto que tem um tutorial para instalação no Linux:

    http://code.google.com/p/linux-whiteboard/wiki/BuildingWhiteboard

    Se for para windows, sugiro a página oficial do Johnny Chung Lee:

    http://www.cs.cmu.edu/~johnny/projects/wii/

    Espero que ajude.

  9. Legal isso aí heim Rodrigo.

    Vc teria a descrição do led? como eu acho pra comprar? é um led comum, de controle remoto??

    Obrigado
    Valeu pela dica.

  10. Parabéns! Muito legal não conhecia.
    Sou responsável pelo Laboratório de Informática de uma escola pública e fiquei super interessado nisso. Será que poderia me ensinar como fazer e usar nas aulas com meus alunos?
    Gostaria de receber email seu.

  11. Parabéns! Muito legal não conhecia.
    Sou responsável pelo Laboratório de Informática Linux educacional uma escola pública e fiquei super interessado nisso. Será que poderia me ensinar como fazer e usar nas aulas com meus alunos?
    Gostaria de receber email seu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *