KillBill, o plugin matador para gerar boletos

Nesse final de ano resolvemos (eu e o Rodrigo) fazer um plugin para gerar boletos em Rails. Antes de fazer, procuramos estudar o que existia. Testamos muito o ActsAsPayment do Kivanio. Mas encontramos algumas barreiras. A inicial é que precisávamos do plugin para o Itaú e o ActsAsPayment só tinha para o Banco do Brasil. Por isso, a primeira coisa foi submetermos uma alteração ao plugin existente para acrescentar o Itaú. Mas isso não parecia suficiente. O plugin é difícil de estender, falta um pouco de  documentação e validações.

Por isso optamos por criar um plugin: o KillBill, que está disponível no GitHub. Ao criar esse plugin, fizemos mais algumas mudanças: a primeira foi usar a dupla Prawn / Barby para criar pdfs. Isso porque são 2 bilbiotecas em puro Ruby. Outra escolha foi colocar o código fonte da criação das imagens para o fundo do boleto e exemplos para que os testes pudessem ser executados sem ter que misturar com o seu código fonte, ou seja, você pode testar sem ter que alterar nenhum modelo ou controller da sua aplicação.

Além disso, você pode testar se o boleto é válido antes de enviar para a impressão. Isso facilita, em muito, o tratamento de erros. Para os testes, optamos pelo Rspec (até porque é o padrão aqui na Riopro).

O plugin também está tratando dos arquivos de retorno do Itaú e também é muito fácil de estender. Estamos conversando com o Kivanio para juntar os plugins em um só. Por isso esperamos que possam colaborar, até mesmo com críticas.

É isso, fazemos votos que todos tenham tido um ótimo natal e um tenham uma ótima virada de ano!

5 opiniões sobre “KillBill, o plugin matador para gerar boletos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *