Strict Standards: Non-static method themeGluedIdeas_Subtle::initOptions() should not be called statically in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-content/themes/gluedideas_subtle/header.php on line 19
Riopro Blog - » Ubuntu e o presente de natal!

Ubuntu e o presente de natal!



Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/formatting.php on line 82

Uma das coisas que sempre me irritou no Ubuntu foi o hibernar / suspender nos Notebooks. Sério, achava isso um carma insuperável. Nunca me conformei com isso e sempre tive que fazer os workarrounds mais bizarros por conta disso.

Só para recapitular, no Ubuntu 6.06 suspender era loteria e hibernar impossível. No 6.10, tanto hibernar quanto suspender eram ok, mas alguns serviços insistiam em não retornar. No 7.04 o problema volta e meia era a rede não voltar corretamente (principalmente a wifi). No 7.10 e no 8.04 chegamos a estabilidade.

Mas algo insistia em não funcionar: suspender o Ubuntu quando a bateria atingia um nível crítico. E isso me dava raiva. Muita raiva. Quantas vezes ao me levantar para pegar um café não voltava e meu Ubuntu estava morto! Isso mesmo, ele desligava, e não era de forma gracefully. Era na forma “hasta la vista baby“mesmo. Como se você puxasse o plug do seu desktop para fora da tomada.

Então eu vi que entre as features aguardadas para a versão 8.10 estava o “perfeito funcionamento” do modo laptop. Lançada a versão 8.10 o ritmo aqui na Riopro estava frenético. Com isso fui adiando a instalação do 8.10. Aproveitei então o final-de-semana do natal, sem nada para entregar, para fazer esse upgrade. Para minha alegria, não poderia estar melhor. Nem mais rápido.

E mais, como essa é a segunda versão com o som pulse por default, o som está melhor configurado (o trabalho para isso foi fantástico também). O Nautilus também passa a contar com a possibilidade de abas, tal qual o Firefox. Isso, para mim, é muito útil. O uso do protocolo ssh no Nautilus também foi melhorado para colocar o / como default caso você não coloque um diretório padrão. De resto, tudo que esperamos de um Ubuntu: pacotes atualizados e tranquilidade de upgrades. Perfeito.

Hoje posso dizer: o Ubuntu me deu o melhor presente tech desse natal!  Obrigado pelo esforço!

#==============================

UPDATE em 12/01/2009: Decepção, após uma atualização, parou de suspender sozinho novamente. Aparentemente o bug já foi detectado e está sendo corrigido. Não funciona no meu Toshiba Satellite mas funciona no Dell Latitude do Rodrigo.
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/284263
#==============================

#==============================

UPDATE2: em 15/01/2009: Não perdi a fé na humanidade :). Hoje saiu uma atualização do pacote acpi-support que, em teoria, vai fazer tudo funcionar de novo.

#==============================

Informações e Links

Junte-se comentando, lendo o que os outros dizem ou colocando um link a partir do seu blog.


Outros Artigos

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/post.php on line 117
Tudo que você precisa saber sobre Fluxogramas

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/post.php on line 117
KillBill, o plugin matador para gerar boletos

Comente

Tire um tempo para comentar e nos dizer o que você acha. Alguns códigos HTML são permitidos para formatação.

Comentários dos Leitores

Seja o primeiro a comentar!