Roadmap para seu projeto usando o Redmine

Desde que começamos a usar o Redmine, eu vivo me surpreendendo com a quantidade de personalizações e funcionalidades. Uma delas, que já estamos usando a algum tempo, é o Roadmap (ou Planejamento). Ao desenvolver um software, um Roadmap, a grosso modo, define que funcionalidades o produto deve ter ao término de uma versão. E mais que isso, ele mostra a quem está acompanhando o projeto, o que esperar das futuras versões, como novas funcionalidades, melhorias de funcionalidades existentes.

Via de regra, Roadmap não deveria ser para correção de bugs, mas pode ser. Por exemplo, no caso de sistemas operacionais, onde a gama de hardwares enfrentadas é ampla e há a necessidade de uma análise mais criteriosa antesde implementar modificações, para evitar regressões (patches que corrigem um bug e cria(m) outro(s)).

Voltando ao Redmine. O que o Roadmap faz é basicamente agregar tickets, e mostrar quais já foram resolvidos e quais estão em aberto. Mas não é só isso, ele consolida informações importantes para ajudar a ver o andamento do seu projeto (ver imagem abaixo). Entre outras informações, são mostradas

  • número de horas trabalhadas;
  • número de horas planejadas;
  • quantos dias faltam para a entrega esperada dessa versão;
  • e como está o andamento por categoria de tickets (essa é muito interessante para ver se há alguma área de aplicação que está fora de compasso).

Mostrando um Roadmap

O que é muito legal é poder acompanhar um projeto em um simples link. Saber que você está em dia com seu projeto tira muito do stress dele (infelizmente, o inverso também é verdadeiro). Agora, como configurar isso? Como tudo no Redmine, é bem simples (e a imagem abaixo vai te ajudar a visualizar melhor). Vá em Configurações (Settings) e clique na aba Versões (Versions). Em seguida cadastre uma nova versão para o seu projeto, e ao salvar, a aba Roadmap (Planejamento) já estará disponível. É óbvio que você tem que associar cada ticket a uma versão para que o Redmine agrupe a informação para você, mas essa parte é mais simples.

Criando versões do seu projeto no Redmine

Fica aqui um desejo de que essa dica melhore o gerenciamento dos seus projetos. Abraços.

7 opiniões sobre “Roadmap para seu projeto usando o Redmine”

  1. Otavio,
    Estou analisando as funcionalidades do RedMine para juntar o controle de versão com as atividades básicas do Gerenciamento de Projetos.
    Na experiência da sua empresa vocês fizeram tudo sozinhos ou teve consultoria de alguma empresa. Conheces alguem especializado em prestação de serviços no RedMine?
    Atenciosamente,
    Bruno

  2. Bruno, fizemos sozinho pois temos muita experiência em gerenciamento de projetos. Por isso fizemos o contrário, buscamos na ferramenta o que necessitávamos para gerenciar os projetos, e não o contrário.

    Se tiver interesse em uma consultoria, entre em contato através do formulário de contato explicando qual a empresa/ramo de atuação e localização.

    abraços,

    otávio

  3. Otavio,
    tenho um conhecimento muito básico em gerencia de projeto e suas dicas estão sendo muito uteis. Quero implantar a gerencia de projeto na empresa onde trabalho e estou adotando o redmine como ferramenta. valeu e obrigado….

  4. Leonardo, o importante é que o subconjunto de boas práticas de gerenciamento de projetos seja adequado à sua empresa. A outra coisa é a equipe realmente levar à sério. Porque assim você cria uma base estável de comparações.

  5. Caro Otávio,
    Queria saber mais sobre esse readmine, como ele funciona, onde posso adquiri-lo. Estou fazendo um trabalho sobre road map e essa ferramenta parece ajudar nesse assunto.
    Marcel

  6. Ola pessoal..

    Gostaria de saber se alguem sabe como instalar o roadmap no redmine na versao 1.0.2.

    Se alguem tiver como me ajudar.. por favor mandem um email.

    Desde ja agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *