Ubuntu 9.10, sun jdk e Eclipse: bug ao clicar com o mouse

Quem estiver usando a combinação Eclipse com o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) e a sun-java6-jdk deve estar passando pelo que passei. Tente fazer uma busca. Você vai reparar que se tentar clicar com o mouse, o botão é selecionado mas a busca não é realizada. Não, o Eclipse não “parou de funcionar”. O que ocorre é que ele não está interceptando o comando de click do mouse e associando ao botão. Ou seja, ele não está avisando ao java: “olha, cliquei o botão de buscar, faz a busca aí”.

Problema explicado, vamos a uma solução rápida. Criei um arquivo no mesmo diretório aonde fica o binário do Eclipse e chamei o arquivo de eclipse_startup_ubuntu_9.10.sh. Em seguida, coloque no arquivo:

#!/bin/bash

export GDK_NATIVE_WINDOWS=1

cd $(dirname $0)/

./eclipse

Depois, disse que eclipse_startup_ubuntu_9.10.sh é um arquivo executável. Você pode fazer isso clicando com o botão direito nas propriedades do arquivo, ou ir no terminal (sempre uma mão na roda) e digitar:

$ chmod a+x ./eclipse_startup_ubuntu_9.10.sh

Estou supondo que seu terminal está na pasta do Eclipse. Pronto. Agora, ao invés de apontar meu lançador para o binário do Eclipse, aponto ele para esse eclipse_startup_ubuntu_9.10.sh.

Agora, explicando um pouco mais. O que o script faz é exportar a variável GDK_NATIVE_WINDOWS, dizendo que sim, o Java deve usar o gerenciador nativo de janelas do GDK. Em seguida ele diz que o diretório atual é o diretório aonde o script está localizado e manda abrir o Eclipse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *