Converter várias imagens em 1 único arquivo pdf

Ontem precisei converter 14 imagens em um único pdf. As imagens eram do balanço de 2008 da Riopro que haviam sido scanneadas folha a folha. Ou seja, recebi um brilhante arquivo zip com 14 imagens jpeg (ou jpg se preferir) para repassar a um cliente.

Nem preciso dizer que esse tipo de situação, que ocorre frequentemente em qualquer empresa, é inaceitável. Imagina o cliente abrindo imagem a imagem para ver o seu balanço. E se ele quiser imprimir? Era hora então de usar esse mundo incrível chamado GNU / Linux / Software Livre.

3 minutos e estava tudo pronto. Usando o convert  do ImageMagick para converter as imagens para pdf e depois usando o pdftk para juntar tudo em 1 único arquivo e a receita de bolo estava pronta.

Aí, em 10 minutinhos de TI (~ 1 hora do tempo dos humanos) eu fiz esse script para automatizar a tarefa. Primeiro, vamos ao que você precisa de pacotes instalados. No terminal (console), digite:

$ sudo aptitude install imagemagick pdftk

O script ficou assim:

Se você for um pouco mais preguiçoso, pode baixar aqui o Script para converter imagens em 1 arquivo pdf.

Se você quiser melhorar o script, pode separar os parâmetros de input em opções, como –search, –to_dir, … Melhorias serão aceitas e bem vindas.

4 opiniões sobre “Converter várias imagens em 1 único arquivo pdf”

  1. Otavio,

    Muito bom o script. Funciona perfeitamente no ubuntu 10.04 tambem. Essa é a grande vantagem do linux, um comando e o resultado esta pronto.

    Um abraço

  2. Oi,

    Muito bacana seu script, mas para converter varias imagens em um unico pdf eu simplesmente uso:

    convert *.jpg output_all.pdf

    Sem precisar do pdftk…

    Então, fica aí a alternativa =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *