Strict Standards: Non-static method themeGluedIdeas_Subtle::initOptions() should not be called statically in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-content/themes/gluedideas_subtle/header.php on line 19
Riopro Blog - » Recuperando fotos de um cartão Sony usando o recoverjpeg no Linux

Recuperando fotos de um cartão Sony usando o recoverjpeg no Linux



Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/formatting.php on line 82

Recoverjpeg. Esse é o nome mágico que salvou meu dia.

3 comandos e recuperei todas as fotos de um cartão de fotos Sony que havia sido corrompido quando estava gerando thumbnails no computador.

Obs: Esse post foi escrito originalmente no meu site pessoal.

1. Instale o recoverjpeg

$ sudo aptitude install recoverjpeg

2. Descubra qual o _endereço_ do cartão de memória

$ df

Com esse comando, foi só ver a linha /media/disk e no início dela estava lá, /dev/sdb1

3. Em seguida, recuperar.

$ cd diretorio_aonde_vou_salvar_os_arquivos
$ sudo su
$ recoverjpeg /dev/sdb1

Agora é só esperar que ele vai fazer o _trabalho sujo_ e criar as imagens com uma numeração sequencial na pasta escolhida.

Imaginem a cena: você está de férias, brincando com o seu filho. Aí você bate umas fotos super bacanas e resolve mandar para a mãe dele. Tudo bem, é só colocar o cartão na leitora e copiar as fotos para o computador. Certo? Certo.

Mas, _”shit happens”_! No meio da cópia da 2ª foto, enquanto o computador ainda criava os thumbnails (e portanto, estava gravando no cartão de memória), meu filho empurra o carrinho que dá uma pancadinha no cartão e _”voi lá”_, cartão corrompido.

Quase surtei! Tinha apenas as fotos da conquista do campeonato brasileiro pelo Flamengo. Só isso, o primeiro título que meu filho viu!

UPDATE

Para recuperar os vídeos (e que acabou recuperando as fotos novamente), precisei usar o *photorec*. Muito bom e completo, mas bem mais complexo para o usuário médio que o *recoverjpeg*.

$ sudo aptitude install testdisk

O Testdisk (do mesmo pacote do photorec) ajuda a recuperar a partição ao invés de só os arquivos. Mas eu só tentaria isso depois do photorec, porque isso é mais radical e os problemas potenciais são grandes.

Informações e Links

Junte-se comentando, lendo o que os outros dizem ou colocando um link a partir do seu blog.


Outros Artigos

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/post.php on line 117
Testes de integração usando webrat, rspec, authlogic e subdomain_fu

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/riopro/www/blog.riopro.com.br/wp-includes/post.php on line 117
Converter várias imagens em 1 único arquivo pdf

Comente

Tire um tempo para comentar e nos dizer o que você acha. Alguns códigos HTML são permitidos para formatação.

Comentários dos Leitores

Seja o primeiro a comentar!