Sustentabilidade e agilidade operacional.

A Riopro Informática é uma software house focada em sustentabilidade e agilidade.

Seu estrutura operacional se fundamenta em:

  • Rotinas administrativas altamente informatizadas.

  • Todos os sistemas desenvolvidos em java ou apps para Android.

  • Toda infraestrutura de TI em nuvem.

  • Colaboradores restritos a sócios e estagiários.

  • Colaboradores em home office.

Com exceção de estagiários, todos os colaboradores são sócios da empresa. Suas retiradas são definidas mensalmente em reuniões de sócios, tendo por base as projeções de resultado, de fluxo de caixa, e de investimentos. A flexibilidade das retiradas em relação à situação econômica da empresa é fator de sustentabilidade financeira, e fator motivacional para seus sócios.

Em 2019 a empresa iniciou um programa de home office parcial, que foi acelerado com a pandemia. Hoje, todos os sócios trabalham de casa, mantida a sede apenas para eventuais reuniões presenciais, e desta forma não contribuindo para o congestionamento das ruas nem contribuindo para a geração de gases poluidores com o deslocamento.

Sua infraestrutura de informática é toda em nuvem, não necessitando de servidores próprios, e tornando seu uso de energia insignificante, inclusive para iluminação ou refrigeração. Seus clientes também têm como padrão hospedagem em nuvem dos sistemas desenvolvidos pela Riopro; o suporte é remoto, e as reuniões por videoconferência, colaborando para a sustentabilidade dos clientes em termos de uso de energia, equipamentos de infraestrutura e deslocamentos.

A empresa tem formalizado em ata de reunião de sócios um programa de integridade explicitando com clareza seus valores:

  • Comprometimento

  • Respeito

  • Justiça 

  • Competência

  • Honestidade

  • Legalidade

  • Igualdade

Para o planejamento anual, a diretriz de atuação no ano seguinte parte das metas de longo prazo e de reunião em que cada sócio inicialmente declara o que desejaria como objetivo para o ano seguinte para que aumentasse o seu prazer em trabalhar na empresa. Em reuniões seguintes, se existirem desejos conflitantes, são conciliados os desejos dos sócios, e posteriormente transformados em metas. O resultado financeiro é só uma consequência, a base é a sustentabilidade da equipe.

As decisões sobre investimentos são também tomadas em reuniões de sócios.

A área administrativa praticamente não imprime papel, sendo toda a gestão de tesouraria e documentação contábil executada por meio digital, colaborando com a sustentabilidade das florestas e a sustentabilidade econômico-financeira pelo baixo custo administrativo.

A empresa oferece plano de saúde empresarial com adesão opcional para os sócios, tendo em vista que muitos preferem manter planos anteriores. Os benefícios da empresa são sempre definidos em reuniões de sócios, considerando sempre o trade-off entre a distribuição do valor ou a incorporação do benefício. A opção pelo trabalho em home office praticamente elimina os riscos de acidente ou infecções nos deslocamentos, e é também praticamente inexistente em instalações da empresa.

A seleção para estágio, ou adesão ao quadro social, não tem por diretriz nenhum tipo de preconceito ou privilégio por questões de diversidade. Nosso programa de integridade enfatiza a igualdade. A escolha recai sobre os mais bem sucedidos nos exames de seleção, não utilizando critérios racistas ou de preferência sexual para privilegiar ou excluir alguém.

A empresa nos seus 20 anos de existência nunca foi ré de nenhum processo trabalhista ou de qualquer outra área do direito, e em nenhum ano apresentou prejuízo.

Em resumo, a Riopro Informática é uma empresa altamente sustentável, não agride o meio ambiente, não tem qualquer preconceito de cor ou opção sexual, se preocupa com a saúde e bem estar de seus colaboradores, e tem elevado padrão ético.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *